
A assembléia foi motivada pelo fato de o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) decidir retirar uma das disciplinas da área de Alfabetização, o que desagradou grande parte dos acadêmicos (ver matéria “Em Defesa da Alfabetização” já publicada neste blog). O CAPED aproveitou o momento para discutir possíveis alternativas de readequações com relação ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) a fim de solucionar o mesmo impasse.
Em linhas gerais, a assembléia pode ser avaliada de forma positiva. Acadêmicos de todas as séries lotaram a sala Paulo Freire (Bloco H12) a fim de participar da discussão e, de alguma maneira, contribuir com o debate. Em meio às críticas e desabafos dos acadêmicos, propostas de encaminhamento foram elaboradas.
Enfim, a assembléia foi realizada, os acadêmicos foram ouvidos e algo deliberado. Se o que foi decidido é o mais certo do ponto de vista pedagógico, não afirmamos com certeza, o que importa é que a decisão é fruto de discussões discentes, um grande avanço no curso de Pedagogia.
O CAPED fará o possível para que essa prática se torne cada vez mais comum no curso. Afinal de contas, a sala-de-aula, ainda que imprescindível, não deve ser encarada como um único espaço de formação.
Só mais uma coisa. Você deve estar se perguntando o que a imagem acima tem a ver com a matéria. Não, não foi um erro...
Enquanto “convidávamos” os alunos para a assembléia, muitos eram os motivos apresentados a fim de “justificar” o não comparecimento. Isso nos fez refletir um pouco sobre aquelas pessoas que vivenciaram o período da Ditadura Militar. Por possuir e defender um ideal, elas não perderam uma aula, um capítulo da novela ou uns bons momentos embaixo da coberta num dia frio. Perderam a vida.
Gilmar A. Montagnoli
Gilmar, sabemos o quanto essas situações são espinhosas, com risco de sermos interpretados de forma equivocada. Por isso, parabéns por sua condução ponderada. Espero, sinceramente, que o ponto de vista dos alunos seja levado em consideração.
ResponderExcluirObrigado Valéria. Compartilho suas considerações com todos os membros do CAPED.
ResponderExcluirÉ verdade, algumas situações não são fáceis. Mas vejo muitos pontos positivos nesse processo todo: alunos participando, professores abrindo esse espaço... isso é inédito!
Acredito que o que vamos mudar no curso (disciplina que sai ou entra)é importante, mas o mais interessante é que os futuros pedagogos levem essa prática para sua vida profissional. Que saibam proporcionar e estimular a participação da comunidade onde quer que estejam atuando...
é o que desejo.