quarta-feira, 3 de junho de 2009

Assembléia

Conforme planejado, ontem (02/06) o Centro Acadêmico de Pedagogia realizou uma assembléia a fim de deliberar sobre a inserção da disciplina de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) ao currículo do curso. Deixamos bem claro que o CAPED não questiona a entrada dessa disciplina, mas o que retirar para viabilizar sua entrada.

A assembléia foi motivada pelo fato de o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) decidir retirar uma das disciplinas da área de Alfabetização, o que desagradou grande parte dos acadêmicos (ver matéria “Em Defesa da Alfabetização” já publicada neste blog). O CAPED aproveitou o momento para discutir possíveis alternativas de readequações com relação ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) a fim de solucionar o mesmo impasse.

Em linhas gerais, a assembléia pode ser avaliada de forma positiva. Acadêmicos de todas as séries lotaram a sala Paulo Freire (Bloco H12) a fim de participar da discussão e, de alguma maneira, contribuir com o debate. Em meio às críticas e desabafos dos acadêmicos, propostas de encaminhamento foram elaboradas.

Enfim, a assembléia foi realizada, os acadêmicos foram ouvidos e algo deliberado. Se o que foi decidido é o mais certo do ponto de vista pedagógico, não afirmamos com certeza, o que importa é que a decisão é fruto de discussões discentes, um grande avanço no curso de Pedagogia.

O CAPED fará o possível para que essa prática se torne cada vez mais comum no curso. Afinal de contas, a sala-de-aula, ainda que imprescindível, não deve ser encarada como um único espaço de formação.

Só mais uma coisa. Você deve estar se perguntando o que a imagem acima tem a ver com a matéria. Não, não foi um erro...

Enquanto “convidávamos” os alunos para a assembléia, muitos eram os motivos apresentados a fim de “justificar” o não comparecimento. Isso nos fez refletir um pouco sobre aquelas pessoas que vivenciaram o período da Ditadura Militar. Por possuir e defender um ideal, elas não perderam uma aula, um capítulo da novela ou uns bons momentos embaixo da coberta num dia frio. Perderam a vida.
Gilmar A. Montagnoli

2 comentários:

  1. Gilmar, sabemos o quanto essas situações são espinhosas, com risco de sermos interpretados de forma equivocada. Por isso, parabéns por sua condução ponderada. Espero, sinceramente, que o ponto de vista dos alunos seja levado em consideração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Valéria. Compartilho suas considerações com todos os membros do CAPED.
    É verdade, algumas situações não são fáceis. Mas vejo muitos pontos positivos nesse processo todo: alunos participando, professores abrindo esse espaço... isso é inédito!
    Acredito que o que vamos mudar no curso (disciplina que sai ou entra)é importante, mas o mais interessante é que os futuros pedagogos levem essa prática para sua vida profissional. Que saibam proporcionar e estimular a participação da comunidade onde quer que estejam atuando...
    é o que desejo.

    ResponderExcluir