sábado, 6 de junho de 2009

"Para que tanta História e Filosofia?"


Ao receber esta charge por e-mail, fiquei incomodado com algumas questões, o que me motivou a escrever algo. Poderia perfeitamente fazer um texto “bonitinho” e analisar historicamente a educação, enfatizando a necessidade de contextualizá-la sempre. Para tanto, o texto de José Claunidei Lombardi intitulado “A importância da abordagem histórica da gestão educacional” seria um suporte valioso. Mas não é isso que farei. Aliás, muitos sites já fazem isso muito bem (HISTEDBR é um exemplo), blog é para outra finalidade.

O e-mail contendo a charge, que já havia circulado entre muitos colegas acadêmicos de Pedagogia, trazia comentários bem pessimistas, tais como: “a educação está perdida”, “vou mudar de curso”, “e pensar que enfrentaremos isso”... Ninguém fez um comentário diferente do senso comum.

O interessante é pensar que, nos últimos dias, quando discutíamos o currículo do curso a fim de apontar possíveis caminhos para a inserção de uma disciplina, muitos acadêmicos diziam haver “excesso de História e Filosofia”.

Então cadê esse “excesso”? Conhecimentos dessa natureza poderiam aparecer numa dessas oportunidades... A História e a Filosofia da Educação fornecem muitos subsídios para pensar a mudança.

Infelizmente, compreender a “educação como reflexo da sociedade a qual está inserida” ainda não é tão simples como repetir essa frase. O que todos sabem fazer.
Gilmar A. Montagnoli

2 comentários:

  1. Gilmar,

    Também me incomodou a charge e os comentários. parece que mesmo estando na área das humanidades não aprendemos a argumentar logicamente.
    abç
    Marta

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  2. Olá Marta,

    mas percebermos o problema já é um importante passo para superá-lo. Para tanto, humildade é essencial...

    Grande abraço

    Gil

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